quinta-feira, 25 de junho de 2015

Discussão Blog - Estadual Central

O grupo da escola estadual central discutiu sobre o blog, evidenciando os prós e contras da utilização dessa ferramenta como aprendizagem e interação.

Discussão Blog – Estadual central


Propósito

Criação de textos, em ordem cronológica como em um diário virtual, para expor ideias on-line, acerca de uma temática principal que pode conter além de textos imagens e vídeos.

Habilidades que queremos desenvolver


Construção de textos com coesão e coerência ,  síntese de ideias condizentes ao tema principal e habilidade no âmbito da informática.

Local


Desenvolver as atividades prioritariamente no período de aula, incentivando os alunos a continuar desenvolvendo em casa.


Contexto de uso




Estimular interação entre os alunos e uma forma informal de aprendizagem.

Problemas e como contorná-los



Os alunos não estão interessados pela ferramenta, eles interessam por ser uma aula informal em um local formal de ensino.

terça-feira, 23 de junho de 2015

FACEBOOK e BLOG

Em reunião do PIBID de Química no dia 19 de junho, recebemos a Mestranda Glenda para um bate-papo sobre a utilização do FACEBOOK em aulas de Química.

O grupo PROPAGAÇÃO QUÍMICA foi criado para atuar como um espaço de divulgação, de comunicação e propagação do conhecimento químico entre alunos e professores do COLTEC/UFMG.  O objetivo foi discutir ciências, tirar dúvidas, divulgar curiosidades...

 https://www.facebook.com/groups/propagacao.quimica/

Atualmente o grupo conta com 322 membros e teve início com 170, sendo que ao criar o grupo Glenda pretendia pesquisar/investigar as interações que ocorriam no mesmo. A escolha do Facebook foi pela rápida apresentação e mobilidade.

Foi criado também um blog para atuar como um espaço de divulgação, de comunicação e circulação do conhecimento químico. Nele deveriam ser publicados textos e outros materiais desenvolvidos pelos estudantes do 1º ano do Colégio Técnico da UFMG para a disciplina Química Geral.

http://propagacaoquimica.blogspot.com.br/search?updated-min=2014-01-01T00:00:00-02:00&updated-max=2015-01-01T00:00:00-02:00&max-results=20

As publicações no Blog eram obrigatórias e foram feitas. Interações não eram obrigatórias e não ocorreram, sendo que nem comentários eram feitos.

No Facebook eram postadas imagens com a TP, piadas, GIF: sequência de imagens sobre cientistas objetivando a história do átomo, alunos buscavam tirar dúvidas...

REGRA: O que acontece no FACE, fica no FACE.

Facebook como ferramenta suporte para mediar a construção do conhecimento também a partir de piadas.

ESSENCIAL: ENSINAR A USAR A FERRAMENTA.