sexta-feira, 29 de maio de 2015

ATIVIDADE 1 – OS BLOGS ESTADUAL CENTRAL

O laboratório de informática criado na Escola Estadual Governador Milton Campos, teve abertura com o Projeto Solos. As turmas que estão participando do projeto foram dividas em grupos de 5 a 6 alunos, e para cada grupo foi criado o blog.

Imagem 1: Laboratório de informática Estadual Central


Primeira atividade, MISSÃO CUMPRIDA, segue os links dos blogs:
http://quimicadosolo210.blogspot.com.br/
http://solofertile.blogspot.com.br/


sexta-feira, 22 de maio de 2015

O PIBID em eventos


     
                
             Os bolsistas de química, juntamente com seus professores, participaram do evento denominado, Formação docente para a educação básica: como avançar? Este, foi ministrado pela a professora Bernadete Gati, onde foram discutidos alguns temas como, aspectos históricos, culturais e demografia educacional, entre outros temas apresentados pelo folder abaixo. 





Ao final deste simpósio, houve a exposição de projetos elaborados por todos os bolsistas de todas as áreas do PIBID. Os bolsista de química apresentaram um banner denominado, O PIBID de química da UFMG: Universidade e Escolas Integradas, como pode ser visto nas imagens abaixo:


Professora Catarina e Professora Rosi


Bolsistas: Laiana, Jessica, Diogo e Luiza


 Matheus, Catarina, Rosi, Nilma, Bruna, Alisson, Elisabete e Giusepe


.
Coordenadora Nilma e Isabella

PROJETO SOLO EM FOCO – ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR MILTON CAMPOS




A ONUOrganização das Nações Unidas decretou 2015 como o Ano Internacional dos Solos e espera que a iniciativa sirva para mobilizar a sociedade para a importância dos solos como parte fundamental do meio ambiente e os perigos que envolvem a degradação deles em todo o mundo. No Brasil, as comemorações sobre o tema estão sendo incentivados pela SBCS -Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, uma das mais antigas e tradicionais sociedades científicas do Brasil.
 
A escola Estadual Central, juntamente com o projeto PIBID-FaE iniciou o trabalho interdisciplinar com a APOSTILA SOLOS nas turmas 209 a 216 do 3º ano do ensino médio tendo os bolsistas do PIBID de Química da FAE-UFMG como monitores. 

Durante o trabalho com a APOSTILA SOLOS, abordaremos temas como: densidade dos solos, o ph dos solos, horta hidropônica, os minerais do solo, o ciclo dos minerais, fertilidade dos solos, entre outros.

Dos trabalhos já efetuados na escola com os alunos:

Inicialmente aplicou-se um “Pré-teste”, para averiguar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema solos, bem como, o senso comum e o uso linguagem científica. Os pré-testes foram recolhidos e analisados pelos bolsistas, a fim de tabular as respostas entre correto, parcialmente correto e incorreto, para posterior comparação e visão geral do nível de conhecimento de todos os alunos.

Trabalhou-se com os alunos também uma reportagem, “O fantasma da desertificação”- jornal ciência e tecnologia – pagina 12. Estado de minas – 02 de março 2015. Tendo como base a reportagem trabalhada, abordou-se o tema dos ciclos da água, carbono e nitrogênio – biologia em contexto – José Mariano e Gilberto Rodrigues página 75-81.

A primeira atividade desenvolvida com os alunos, utilizando a apostila solos, foi a criação de um blog, para cada grupo de 6 a 7 alunos de cada turma. A finalidade do blog é que os alunos possam por meio de uma ferramenta presente no cotidiano dos mesmos, realizar atividades, pesquisas e interagir com os outros blogs sobre o assunto. Seguindo o mesmo propósito, criou-se um blog para o Estadual Central, editado pela professora Catharina, juntamente com os bolsistas. (http://estadualquimica.blogspot.com.br/).

Esperamos, a medida que as atividades forem aplicadas, que os alunos construam um conhecimento maior sobre o tema solos, utilizando a linguagem científica e desenvolvam consciência sobre a importância do assunto.


Conhecendo o PIBID

Olá a todos!


Antes de começarmos os trabalhos deste blog, vamos apresentar seus autores e seu contexto.
Este é um blog colaborativo cujos autores são os participantes do PIBID de Química da UFMG.

Nós somos um grupo de vinte pessoas. Quinze alunos do curso de licenciatura em Química da UFMG, quatro professores da educação básica e uma professora da Faculdade de Educação desta universidade.

O PIBID é um programa federal de incentivo à formação docente. Temos reuniões semanais com todos os participantes, nas quais estudamos e pensamos em atividades e projetos inovadores para o ensino de química em escolas públicas. Os bolsistas, estudantes de licenciatura, são inseridos dentro da escola e têm oportunidade de vivenciar o dia-a-dia do professor e seu trabalho. Esses bolsistas são acompanhados e supervisionados por um professor da escola durante todos os seus trabalhos e a troca de experiências e impressões é bastante enriquecedora.

Além de promover a inserção do aluno de licenciatura na escola, o programa também contribui para a formação continuada dos professores já em exercício da profissão. Bem como promove a troca de ideias e construção de conhecimentos, materiais didáticos, atividades e planejamentos. No nosso grupo pesquisamos e, portanto, construímos conhecimentos acadêmicos aliados à nossa prática docente.

Neste blog, relataremos as experiências do grupo. Adiantamos que o nosso principal projeto neste ano de 2015 é um projeto denominado "Solo em Foco" desenvolvido por um aluno do PROMESTRE (mestrado profissional da FaE) e aprimorado no decorrer das discussões do PIBID e nas aulas nas escola.

Equipe da Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda
Da esquerda para a direita: Jéssica, Tiago, André, Bibiane, Diogo e Matheus

Equipe da Escola Estadual Olegário Maciel
Da esquerda para a direita: Bruna, Laiana, Luíza, Monique e Paulo.
Equipe da Escola Estadual Governador Milton Campos