sábado, 19 de setembro de 2015

Apostila Solos - Sequência de Ensino e Material do Professor


       A sequência didática foi desenvolvida para alunos do primeiro ano do ensino médio de uma Escola Estadual da cidade de Belo Horizonte. A escola se localiza em uma área de risco, próxima a periferias, onde muitos alunos começam a trabalhar cedo e possuem pouco incentivo à educação fora do ambiente escolar. A escola possui três salas de primeiro ano e cada uma possui, em média, 25 alunos. Identifiquei que a maioria dos alunos apresenta dificuldades para interpretar e redigir, e esse foi um dos motivos pelos quais optei pelo uso do livro didático Construindo ConsCiências – 7 e 8º ano do Ensino Fundamental, 3a edição, 2011, que possui uma linguagem que julgo acessível aos meus alunos, além de trabalhar conteúdos inseridos em temas relacionados com o proposto nesse projeto, tema Solos. Essa sequência pretende ser uma contribuição para o desenvolvimento de conteúdos a serem trabalhados nos primeiros anos do ensino médio, de acordo com o CBC 2013 (Currículo Básico Comum do Estado de Minas Gerais). A sequência didática é fruto do desenvolvimento de uma Pesquisa realizada durante o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e possui o intuito de promover o desenvolvimento de atividades investigativas utilizando o Blog como uma ferramenta de apoio didático nas aulas de química. O Blog poderá auxiliar o professor na promoção de atividades colaborativas e na divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes para a comunidade escolar. Essa sequência de atividades é fundamentada no tema Solos e busca promover uma aprendizagem significativa através da contextualização de um problema real envolvendo a horta da escola pública. O problema motivador da sequência de ensino foi levantado após uma conversa com o zelador da horta da escola que relatou dificuldades no cultivo de hortaliças no Solo original da escola. Dessa maneira, o problema apresentado é real e comum no plantio de hortaliças e poderá ser estendido para o contexto de outras escolas públicas. Um questionário é apresentado no anexo no final desse projeto para ser aplicado aos estudantes. O questionário tem o intuito de fornecer algumas informações para o professor sondar o grau conhecimento de seus alunos sobre Blog e introduzi-lo como ferramenta de apoio didático nas aulas de química.

Assessoria Pedagógica: 
Tiago de Miranda Piuzana – Aluno do Mestrado Profissional
Nilma Soares da Silva – Professora Orientadora

Clique abaixo para acessar a Sequência Didática Solos versões, em teste, do Professor e Aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário