No
dia 11 de Dezembro de 2015, participamos dos “Seminários PIBID”, que teve o
objetivo de encerrar e avaliar as atividades do ano de 2015. Em uma das
atividades propostas, tivemos a oportunidade de nos reunir em grupos de áreas
afins para relatar as vivências no PIBID.
Os
subprojetos Química e Física tiveram um momento para debater e expor as suas
formas de atuação nas escolas parceiras. Abaixo, um breve relato da forma de
atuação de cada área e escola:
Subprojeto Física
Participação
em quatro escolas:
1.
Instituto de Educação de Minas Gerais;
2.
Escola Estadual Governador Milton Campos
(Estadual Central);
3.
Escola Estadual Três Poderes;
4.
Escola Estadual Maestro Villa Lobos;
As
ações são diferenciadas em cada escola. O subprojeto Física optou por ter dois
supervisores por escola, objetivando melhor acompanhamento dos bolsistas do
PIBID.
1. Instituto
de Educação:
Atividades
realizadas em 2015:
-
Jornal Mural
-
Atividade de Campo
-
Olimpíadas
-
Atendimento extra turno
-
Visita a museus e centros de pesquisa
-
Concurso de desenho
-
Participação em simpósios e congressos
Obs.:
Os bolsistas possuem a liberdade de desenvolver o projeto de seu interesse
dentro da escola, desde que o mesmo possua um propósito coerente com o PIBID.
2.
Estadual Central:
A
questão da grande rotatividade de bolsistas durante o ano prejudicou o
desenvolvimento dos projetos.
Atividades
realizadas:
-
Visita ao Observatório;
-
Participação na UFMG Jovem
-
Realização de diversos experimentos-práticas
As
atividades realizadas tinham como objetivo levar os alunos para fora da sala de
aula.
3.
Três Poderes:
Além
do trabalho normal do PIBID, os bolsistas participaram de algumas ações e
atividades de outros professores não vinculados à universidade. Deste modo, a
inserção dos licenciandos na escola se fez mais profunda.
4. O supervisor da Escola Estadual Maestro Villa
Lobos foi bolsista do PIBID.
Subprojeto Química
Participação
em três escolas:
1.
Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda
2.
Escola Estadual Governador Milton Campos
(Estadual Central)
3.
Escola Estadual Olegário Maciel
Durante
o ano de 2015, trabalhamos com a sequência didática Solos, desenvolvida pelo
aluno do Mestrado Profissional Tiago Miranda. Apesar do mesmo projeto temático,
cada supervisor possuiu a sua forma de abordar conteúdos e realizar atividades.
Planejamos e discutimos, periodicamente, as atividades do projeto nas reuniões
de sexta-feira. Nesse ano, também fizemos o estudo e o uso de Tecnologias de
Informação e Comunicação (TICs), e o projeto Solos foi desenvolvido através do
uso dos blogs.
Um
aspecto muito importante levantado sobre o PIBID, por ambas as áreas
participantes da discussão, é o incentivo à participação em eventos: nesse
semestre, houve a participação no SMEQ (Simpósio Mineiro de Educação Química) e
no ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências).
1. Leopoldo de Miranda
O
supervisor da escola foi bolsista do PIBID.
Atividades
realizadas:
-
Criação da Feira de Conhecimento
-
Realização de Workshops com oficinas de temas variados
-
Construção de uma horta vertical na escola
2. Estadual Central:
2. Estadual Central:
Atividades
realizadas:
-
Tabulação do PAC
-
Projeto em conjunto com as Artes
-
Modificação da sequência de ensino sobre Polímeros.
3. Olegário Maciel:
Aspectos
interessantes:
- Os
alunos das escolas possuem maior proximidade com os bolsistas por causa da
proximidade de idade e pensamento. Isso resulta na maior proximidade dos alunos
com o professor também.
- Cada
bolsista, assim como cada professor, possui a sua forma única de manejar os
conteúdos e conviver com os alunos. Os bolsistas possuem a liberdade de agir de
acordo com o seu modo de ser, e isso enriquece ainda mais a prática docente.
De
maneira geral, o PIBID possibilita:
- O
contato da academia com as escolas. Isso permite a discussão de problemas
internos às escolas no ambiente da universidade, e sempre traz debates novos.
- O
acesso a recursos.
- A
discussão com outros professores supervisores e orientadores.
- A
maior motivação dos alunos.
- O
enriquecimento da formação dos licenciandos.
-
Grandes contribuições das escolas nos mestrados profissionais, com a aplicação
de sequências de ensino.
- Repensar a prática educacional e a
dinâmica de trabalho dos professores.
-
Ambiente de formação continuada para professores da rede pública.
-
Produções e ações educacionais pensadas utilizando ideais e metodologias
inovadoras.
Sugestões
e opiniões levantadas durante a reunião:
- Para
que os projetos sejam desenvolvidos, faz-se necessário engajamento e esforço
dos supervisores.
- São
necessárias mais reuniões entre as áreas, possibilitando a troca de
experiências para fortalecer as práticas pedagógicas. Essas trocas são muito
enriquecedoras.
- A
documentação do trabalho é muito importante para troca de experiências com
outros PIBIDs em eventos, congressos e reuniões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário